9 de outubro (quinta-feira), 17h
Cine-Teatro São Pedro de Alcanena
Conversa com Manuela Ferreira, AMPLOS
Matérias do Agora #5 Como abordar o direito à identidade e expressão de género em família?
conversa

O direito a ser quem se é começa na intimidade do lar. Esta conversa propõe uma escuta ativa sobre os desafios, receios e caminhos possíveis no apoio à identidade e expressão de género das crianças e jovens. O que significa apoiar, acolher e compreender o percurso identitário de uma criança ou jovem? Com foco na empatia e na informação, propomos uma reflexão profunda sobre como as famílias podem ser aliadas na construção de um mundo mais justo e livre.

As conversas Matérias do Agora são encontros pensados a várias vozes, co-curados com jovens da região de Alcanena e Minde, a partir das suas inquietações, interesses e urgências. São conversas abertas, críticas e afetivas, que procuram dar espaço ao pensamento contemporâneo e ao debate coletivo sobre temas que nos atravessam agora — nos corpos, nas casas, nas escolas, nos rios, nos media. Em 2025, estas conversas tomam forma em cinco momentos distintos, cada um deles dedicado a uma questão essencial dos nossos dias. Em parceria com a Sociedade Musical Mindense adicionamos uma conversa simbólica ao 110º aniversário desta importante sociedade, que nos mostra a importância do coletivo.

conversa
*+12
*entrada livre, limitada a lugares disponíveis
acessível a pessoas em cadeira de rodas wc acessível
Manuela Ferreira

Manuela Ferreira, ativista pelos Direitos Humanos, membro da Associação AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade da Orientação Sexual e Identidade de Género) desde 2010, membro da direção entre março de 2013 e maio de 2023, onde desempenhou as funções de vice-presidente (6anos) e de presidente (4 anos). É representante da AMPLOS na EIVL (Equipa da Igualdade para a Vida Local), e no CLAS da Câmara Municipal de Almada. É responsável pelo projeto “Ao sul do Arco-íris”, da AMPLOS, a desenvolver na margem sul. Participou em várias conferências e palestras sobre estas temáticas, em Portugal.

AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e de Identidade de Género

A AMPLOS propõe-se desenvolver ações que fomentem o respeito pela diversidade
de orientação sexual e identidade de género; programas de informação e de apoio
a mães, pais e familiares de pessoas LGBTI; programas de participação cidadã pelas
causas LGBTI; ações tendentes à eliminação de obstáculos de ordem jurídica que limitem a igualdade de direitos de pessoas LGBTI; ações de aconselhamento dirigidas a
pais e familiares e conducentes à aceitação e integração de pessoas LGBTI, na família
e na sociedade, assim como em ambiente laboral, comunitário e escolar.

https://www.amplos.pt/