4 de outubro (sábado)
Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela
Rios Livres
Programa Rios Livres GEOTA
Rios Livres copiar Q 2

13h — Eco-Piquenique partilhado — A proposta é simples: cada pessoa prepara um menu e traz para partilhar. Para além da refeição em si, o objetivo é pensar em como podemos adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. Isso inclui escolher talheres reutilizáveis, guardanapos de pano e recipientes que evitem o uso de descartáveis. A ideia é treinar novos hábitos de forma prática, num momento descontraído de convívio. Importante: Não se esqueçam da manta!

acessível a pessoas em cadeira de rodas com assistência   piso irregular

14h30 — Inauguração da exposição Escola Rio, do Coletivo Guarda Rios

wheelchair accessible   accessible toilet   accessible parking

15h30Alviela ComVida: conversa no âmbito do ciclo Matérias do Agora.

Invisível aos olhos, o Rio Alviela nasce no Polje de Mira-Minde percorrendo em profundidade o Maciço Calcário Estremenho durante séculos.

wheelchair accessible   accessible toilet   accessible parking

O Alviela, palco de inúmeros episódios de poluição, destacou-se pela sua resiliência, ecológica e social, e pelas suas comunidades resilientes que continuam ainda, nos dias que correm, a recordar a riqueza do património natural e a reivindicar para a bacia do Alviela a salvaguarda da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas ribeirinhos.

Conversar à volta de histórias e vivências dos participantes neste evento, é fluir de encontro ao passado, honrando memórias de gentes e do rio, mas também perspetivando um futuro resiliente desenhando cenários sustentáveis.

Vamos partilhar histórias do Alviela!

atividade, conversa, exposição
*+12
*Entrada livre
Rios Livres

O Programa Rios Livres GEOTA tem como missão promover, proteger e restaurar os rios ibéricos em prol das pessoas e da natureza. Defende rios livres e em bom estado ecológico, mobilizando os cidadãos para a proteção e valorização das paisagens, ecossistemas e populações ribeirinhas. Defende ainda a não construção de barragens desnecessárias, promove a necessidade de remoção de barreiras obsoletas prejudiciais aos ecossistemas, apoia a constituição e as ações de movimentos em defesa das nossas bacias hidrográficas, e luta pela melhoria e pelo cumprimento da legislação no âmbito dos recursos hídricos.

Pessoas convidadas
Vicente Batalha, Clara Gameiro (personalidades de referência na cultura alvielense) e Susana Batel (investigadora do ISCTE, especialista em participação pública).
Moderação
Regina Falcão (Rios Livres - GEOTA).