10 de outubro (sexta-feira), 17h
Cine-Teatro São Pedro de Alcanena
Conversa com Filipa Subtil
Matérias do Agora #6: Que papel desempenha o jornalismo na propagação dos discursos de ódio e do populismo?
conversa

Num tempo de polarizações, ruído e manipulação da informação, esta conversa interroga o papel dos media na reprodução (ou desconstrução) dos discursos de ódio. Como resistir ao sensacionalismo e recuperar o jornalismo como ferramenta de esclarecimento, crítica e serviço público?

As conversas Matérias do Agora são encontros pensados a várias vozes, co-curados com jovens da região de Alcanena e Minde, a partir das suas inquietações, interesses e urgências. São conversas abertas, críticas e afetivas, que procuram dar espaço ao pensamento contemporâneo e ao debate coletivo sobre temas que nos atravessam agora — nos corpos, nas casas, nas escolas, nos rios, nos media. Em 2025, estas conversas tomam forma em cinco momentos distintos, cada um deles dedicado a uma questão essencial dos nossos dias. Em parceria com a Sociedade Musical Mindense adicionamos uma conversa simbólica ao 110º aniversário desta importante sociedade, que nos mostra a importância do coletivo.

conversa
*+12
*Entrada livre, limitada aos lugares disponíveis.
acessível a pessoas em cadeira de rodas wc acessível
Filipa Subtil

Filipa Subtil é doutorada em Ciências Sociais (especialização em Sociologia Geral) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É professora na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora integrada do LIACOM. Foi membro da direção da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação entre 2017 e 2022. Desde 2020, integra o grupo de especialistas da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas da sociologia da comunicação, teoria social dos media, comunicação política e nas temáticas que cruzam os media com as questões de género. Entre outras publicações, é co-editora e autora de Um Outro Jornalismo é Possível. Media alternativos em Portugal (Outro Modo, 2024), Os três D’s dos Media: desigualdade, desprofissionalização e desinformação (Outro Modo Cooperativa Cultural, 2021) e A Crise do Jornalismo em Portugal (Le Monde Diplomatique /Deriva, 2017).