11 de outubro (sábado), 13h e 19h
Antiga EB1, Minde
nyamnyam
Comidas Criollas
nyam nyam web

Comidas Criollas (Comidas Crioulas) é a última etapa do projeto de investigação de longa duração Cuchillo, de Iñaki Álvarez e Ariadna Rodríguez (nyamnyam). Trata-se de uma série de refeições com um pequeno grupo de pessoas, desdobrando imaginários dentro de uma perspetiva contextual.

Cortar, filetar e talhar: três formas de cortar; a faca como extensão do nosso corpo. A fisicalidade emerge na união dos movimentos através de uma ferramenta que, tal como o corpo, muda de forma e função ao longo da sua vida. Comidas Criollas reúne-nos à volta da mesa, numa refeição que combina materiais textuais, objetuais, visuais e, acima de tudo, experienciados, que atravessaram todo o trabalho centrado nesta ferramenta.

A proposta parte da descoberta de uma faca local, uma ferramenta que responde às especificidades do lugar e que é feita em colaboração com alguém dedicado à cutelaria nesse contexto.

Tudo converge numa apresentação performativa de uma refeição para um pequeno grupo, na qual a faca local é o único utensílio à mesa. Com um menu inspirado nas particularidades do lugar, o conceito de “comidas criollas” explora como a comida se situa genealogicamente “entre culturas”. O texto resultante de entrevistas com um talhante, um vendedor de frutas e um peixeiro locais integra também a performance, bem como a publicação/jogo americano (placemat).

Outra linha conceptual que atravessa a refeição é a própria faca e toda a sua história enquanto ferramenta – uma investigação de longo prazo de nyamnyam.

espetáculo
*estreia nacional
*em residência
*90'
*+16
*6€ + IVA, descontos aplicáveis
piso irregular com texto ES plateia sem cadeiras
nyamnyam

Ariadna Rodríguez e Iñaki Álvarez formam o duo nyamnyam. Combinando as suas formações e deformações em diversas disciplinas, o seu trabalho visa promover a criação, a difração e a troca de conhecimentos, através da partilha de estratégias adaptadas a cada contexto g-local em que atuam. Neste cruzamento entre teatro e artes visuais, pensamento crítico e pedagogias, o trabalho de nyamnyam movimenta-se entre a criação de projetos e a curadoria entendida como um espaço transdisciplinar de relacionamento e ruptura, confrontando a visão padronizada da mercantilização da cultura.

Desenvolveram várias peças teatrais apresentadas em festivais internacionais, como o Festival Les Urbaines em Lausanne, Suíça; o Radical Hospitality Festival no Blackbox Teater, Oslo, Noruega; o MIR Festival em Atenas, Grécia; o Danza en la Ciudad Festival em Bogotá, Colômbia; a série SALIVA no CentroCentro, Madrid; o Short Theatre Festival, em Roma, Itália; e o ZOOM IN! Festival no Duncan Dance Research Center, em Atenas, Grécia, entre outros.

Projeto de
Iñaki Álvarez e Ariadna Rodríguez (nyamnyam)
Produção executiva e desenvolvimento
Helena Fabrés
Produzido por
Coop Ny Ny SCCL, com a colaboração de Hablar en Arte (Madrid) e com o apoio da Generalitat de Catalunya.